sábado, 4 de abril de 2009

Convite à irracionalidade

Segue-se a fotografia de um sinal religioso da Igreja Batista, tirada no Estado do Arkansas (EUA). Nesse sinal, é feito um convite à irracionalidade através do segunte pensamento: "A razão é o maior inimigo que a fé tem".

Raciocinar ou crer, eis a questão!?


Fonte: Pharyngula

Nota: O objectivo deste post é conduzir à reflexão. Qualquer semelhança com uma promoção ao cepticismo ou com um ataque religioso é pura coincidência.

7 comentários:

  1. Miguel, julgo que aqui (no teu post) se vai do 8 ao 80.

    Convido-te (se já não o fizeste) a ler o livro Crime e Castigo de Dostoiévski, porquanto aí vês claramente até onde poderá chegar a Racionalidade levada ao seu estado mais puro:

    Um Homem vive triste e angustiado com a sua vida, mas também deprimido por não fazer nada em prol dos outros e da sociedade em que vive. Decide então matar uma agiota (mulher que emprestava dinheiro, com juros altissimos, vivendo basicamente da usura).

    Se leres o livro, e racionalizando a conclusão é que para a sociedade não haveria melhor prenda que não fosse essa pessoa desaparecer: ela não tem família, ninguem gosta dela, ninguem está interessado nela, a não ser pelas piores razões...

    É áí que entra a religião, e a leitura no Romance do Novo Testamento...

    O que eu quero com isto dizer, é que a sociedade assenta em valores que tem como origem a religiâo (quer se queira, ou não).

    Só que levado ao extremo temos Taliban, como tivemos Inquisição ou Cruzadas...

    Só que a Racionalidade pura levou por exemplo ao Holocausto, à melhor forma de matar n sei quantos judeus só com não sei quantas gramas do quimico XPTO...

    ResponderEliminar
  2. Não significa isto que tenhamos que viver no 8 ou no 80...

    Significa que a Religião tem um papel fulcral a desempenhar numa sociedade. Os valores Judaico-Cristãos do Ocidente são influenciados essencialmentre pela Religião Cristã.

    Diferentemente a maneira de pensar, a escala de valores dos Africanos, Asiaticos será diferente. E porquê? Por causa da História, por causa da sua Filosofia, dos Seus valores...religiosos!!

    cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. Por muito que isso custe a muita gente, principalmente aos crentes, um Ateu em Portugal tem na sua maioria os mesmos valores de um Cristão - não é por isso que é mais solídário, mais amigo, mais valorizado, que respeita mais ou menos a vida.

    Porque os valores em que assenta a sua sociedade e os seus antepassados são os mesmos!

    ResponderEliminar
  5. Caro Anónimo,

    Quanto à leitura do livro "Crime e Castigo", já a fiz!

    Quanto à tese de ir dos 8 aos 80, por incrível que lhe possa parecer, estou completamente de acordo!

    Sei que fui radical, extremista. A minha intenção foi exactamente essa!

    Chocando, espicaçando as mentes, pretendo estimular o debate, com ele reflectir, com ele aprender e assumir uma posição sóbria e bem definida, uma vez que, não raras vezes, sinto-me dividido entre a crença e a descrença.

    Graças ao seu comentário, fico com a sensação de missão cumprida.

    É, sem dúvida alguma,um ponto de vista bastante válido! Os meus valores judaico-cristãos obrigam-me a concordar consigo. Foi, de facto, cirúrgico na sua observação: a moderação é o caminho!

    Muito obrigado, volte sempre!

    ResponderEliminar
  6. Começo por dizer que, ontem, o episódio dos Simpsons versava sobre este mesmo tema. Isto foi para tentar aligeirar o tom da "conversa".

    A razão é essencial. Se basearmos a nossa vida apenas na crença, regredimos e perdemos qualidades. Não é porque a crença e a religião fundamentaram a sociedade moderna que temos de nos prender a elas. Pelo contrário; ao subir um degrau, estamos conscientes de que teremos outro de seguida; ao ultrapassar um obstáculo, encontraremos um outro ainda maior e mais complexo. O Homem é isso mesmo: um eterno insatisfeito, em evolução.

    A religião é importante. A razão é essencial.

    ResponderEliminar

Os seus comentários são-me importantíssimos! Para que possamos evoluir enquanto seres-humanos, é fundamental ouvir os outros, saber que partilham as nossas opiniões ou, pelo contrário, conhecer perspectivas diferentes das nossas. Neste contexto, ao comentar, está a fazer-me um enorme favor, pelo qual aproveito, desde já, para agradecer!